Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
Gestão – 2020/2021
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – CIPA do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares-ES apresenta seu plano de gestão para iniciar no dia 13 de novembro de 2020 com término previsto para o dia 19 de outubro de 2021.
Este planejamento visa direcionar as ações da Comissão, para atingir seu objetivo de prevenir possíveis acidentes de trabalho, bem como promover a saúde dos trabalhadores da unidade, conforme previsto no primeiro item da Norma Regulamentadora n.5 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Preservação da saúde e integridade física de todos os servidores e aqueles que interagem com a empresa; comissionados,estagiários, e terceirizados.
Ser reconhecida como CIPA participativa que promova a integração de todos os níveis da empresa e a conscientização sobre a importância e participação das efetivas ações de segurança no trabalho.
Atuar com transparência, comprometimento, trabalho em equipe. Ser participativa, promovendo a união de todos os trabalhadores em prol da efetiva segurança no trabalho e assim garantir o bem-estar dos trabalhadores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares-ES.
Desenvolver atividades de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível a qualidade de vida e bem-estar dos de todos os servidores,comissionados, estagiários e terceirizados.
– Observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar ao responsável pelo setor medidas para reduzir e/ou neutralizar.
. Integração da atividade preventiva ao processo produtivo, abrangendo todos os aspectos relacionados ao trabalho.
. Participação dos trabalhadores no planejamento, execução e avaliação das medidas adotadas pela Autarquia.
. Avaliação dos riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores em todas as fases do processo de capitação, tratamento ,distribruição de água, coleta e tratamento de esgoto.
. Acompanhamento das atividades de trabalho que tenham causado acidentes/e ou Incidentes e doenças, avaliando, na normalidade, os determinantes desses eventos.
6.1.1 – Atuar com campanhas de educação sobre o tema velocidade máxima permitida dentro da unidade;
6.1.2 – Instituir campanhas mensais sobre vários temas, utilizando-se do e-mail e vídeos curtos para a sensibilização dos servidores;
6.1.3 – Elaborar, divulgar e cumprir rigorosamente as reuniões ordinárias estabelecidas em calendário instituído no início da Gestão;
6.1.4 – Consultar os supervisores sobre problemas de saúde e segurança no trabalho, levando esses relatos para as reuniões, e de forma objetiva sugerir sistemáticas para reduzir a possibilidade do acidente de trabalho;
6.1.5 – Divulgar o e-mail da CIPA para sugestões, denúncias, críticas e demandas para a atual gestão;
6.1.6 – Promover a conscientização sobre a necessidade do uso de EPI – Equipamentos de Proteção Individual e EPC – Equipamentos de Proteção Coletiva – NR-6;
6.1.7 – Alimentar periodicamente, o link da CIPA no site oficial do SAAE com assuntos correlatos ao trabalho, campanhas, dicas de segurança.
6.1.8 – Desenvolver o marketing da CIPA através de e-mail educativos;
6.1.9 – Agendar reuniões com os supervisores, para conscientiza-los da importância dos mesmos na segurança do trabalho;
6.1.10 – Disponibilizar também nos murais todos os atos da comissão e notícias referentes à CIPA, em conjunto com o o setor de segurança do trabalho.
6.1.11 – Solicitar ao NTI, um atalho para o Blog da CIPA na área de trabalho das máquinas (PC’s) da unidade;
6.1.12 – Realizar inspeções nos setores de trabalho sempre que houver mudanças para verificações de condições de segurança.
6.1.13 – Fazer a integração da CIPA com as terceirizadas.
6.1.22 – Cobrar dos servidores o uso dos EPIs.
6.1.13 – Analisar situações problema que a CIPA levantou para discussão em reunião, e deliberação quanto às providências a serem tomadas.
6.1.14 – Analisar a cada reunião ordinária o andamento das metas deste plano.
6.1.15 – Divulgar de forma efetiva nos meios de comunicação existentes na Unidade todas as metas cumpridas.
6.1.16 – Adequar o Plano de Trabalho quando necessário, porém apenas quando extremamente pertinente;
6.1.17 – Atualizar placa de indicação na entrada da Unidade, e link da CIPA, informando aos servidores dos acidentes com afastamento;
6.1.18 – Investigar todos os acidentes ocorridos dentro da Unidade, mesmo aqueles sem afastamento, para assim mapear e indicar soluções para evita-los e, cobrar dos supervisores as recomendações indicadas para evitar novos acidentes;
6.1.19 – Realizar visitas “In Loco” em todos os setores e locais de trabalho onde há riscos de acidente, com o objetivo de informar aos trabalhadores os cuidados e quais EPIs utilizar.
6.1.20 – Realizar campanhas mensais, com temas pertinentes à saúde e segurança dos trabalhadores. Trazendo parceiros/convidados e integrando os sevidores às ações.
6.1.21 – Buscar apoio/parceria com Universidades para desenvolver ações específicas relativas à alimentação saudável, atividade física, saúde mental e dependência química.
6.1. 22 – Elaborar projeto realizado à SIPAT 2021, com intuito de promover o conhecimento e conscientizar os servidores sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança e segurança no local de trabalho.
Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho 2021, com o objetivo de atender a legislação vigente, em especial a NR-5 da Portaria 3.214/1978 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Uma semana para promover a integração entre todos os empregados da instituição para discussões sobre as ações da Saúde e Segurança no Trabalho, através de campanhas, palestras e dinâmicas envolvendo diversos temas relacionados à saúde segurança do trabalho.
7.1.1 – Definir data para realização. Estipulá-la no Cronograma de Atividades e incluí-la no calendário oficial da instituição.
7.1.2 – Promover palestras de profissionais da área.
7.1.3 – Criar mecanismo de integração e participação dos servidores, como gincanas, debates etc.
7.1.4 – Solicitar à Chefia-Geral que convoque, por meio de circular, todos os servidores por instrumento específico e estagiários para participarem das atividades.
7.1.5 – Informar frequência ao Diretor Geral.
7.1.6 – Promover palestras de Saúde do Trabalho, Trânsito, DST/AIDS, Prevenção de Acidentes, Tabagismo, Alcoolismo, Alimentação, Higiene Pessoal etc.
7.1.8 – Solicitar formalmente à Chefia Geral da Unidade que informe também de maneira formal aos gestores que todos os empregados estarão liberados a participarem dos eventos promovidos na SIPAT.
Resultados Esperados
Esperamos ao longo deste ano de gestão agir efetivamente na obtenção das metas elencadas neste plano de trabalho, assim como em situações pertinentes a segurança no ambiente de trabalho, proporcionando condições de melhorias na saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores que atuam no serviço Autônomo de Água e Esgoto.
Buscaremos atingir os objetivos através do trabalho de uma equipe que se apresentou dedicada, proativa e multidisciplinar, que tenho certeza estará sempre disposta a discussões e sugestões de melhorias de processos e com certeza preocupada com o bem-estar de todos.
O desafio é grande diante deste cenário de mudanças e adequações, porém com o apoio e efetiva participação da Chefia e principalmente dos servidores, nós membros da CIPA esperamos influenciar positivamente e decisivamente os trabalhadores da Autarquia, mostrando a importância de trabalhar com atenção e segurança usando os EPI´s quando a atividade exigir assim, transformando seu local de trabalho em um lugar seguro e agradável para desenvolver suas atividades.
Acredito que através de nossas ações a gestão da CIPA 2020/2021 contribuirá para a promoção e divulgação das normas de segurança e medicina do trabalho, fomentando uma cultura prevencionista nos servidores desta Unidade, buscaremos atuar em investigações de causas, circunstâncias e consequências dos acidentes e das doenças ocupacionais e acompanhamento das medias corretivas.